quinta-feira, 21 de julho de 2011

Review da Copa 2 de Julho para o site Olheiros

Fotos deste post de Paulo Neves
O São Paulo já havia sido o melhor clube da Copa 2 de Julho de futebol sub-17 em 2010, mas perdeu a final para a seleção brasileira da categoria, que não participou da edição 2011 pois jogava o Mundial, no México. E, agora, o tricolor do Morumbi chegou ao título da quinta edição da competição, que acontece na Bahia desde 2007. O time só empatou uma partida durante o torneio, vencendo todas as outras, e apresentando bons nomes como o volante Allan, o atacante Paulo Marcelo e o lateral-direito Lucas Farias.

Antes da competição, o São Paulo dividia o favoritismo com outras equipes como o Santos, o Bahia, o Cruzeiro, o Vitória e o Chivas Guadalajara, do México. Também eram esperadas boas participações de equipes como o Figueirense, o Avaí, o Ceará, o Sport e o Sendas. Destas, apenas o Ceará, comandado pelo ex-atacante Sérgio Alves, decepcionou, sendo eliminado ainda na primeira fase.

O Chivas, ao chegar às quartas de final, superou a campanha de qualquer outra equipe estrangeira que já tenha participado do torneio. Os times baianos continuaram sem conseguir alcançar a final, mas as equipes menores e as seleções municipais fizeram um papel melhor. A seleção de São Francisco do Conde, por exemplo, passou como primeiro colocado de um grupo que tinha o Cruzeiro, inclusive derrotando o time mineiro, e foi eliminado apenas nas quartas, quando pegou o São Paulo.

O campeão São Paulo de Allan e Lucas Farias
O tricolor paulista começou a competição sem empolgar tanto, desde a estreia, quando teve problemas para vencer o Galícia por 3 a 2. No entanto, já naquele jogo, começou a brilhar a estrela de Paulo Marcelo, de apenas 15 anos, que fez os dois gols da virada, depois de sair do banco de reservas. No restante do campeonato, o camisa 19 virou titular e terminou como artilheiro do torneio, com 13 gols. Outros dois jogadores que viraram titulares durante o certame foram o goleiro Jairo e o atacante Romário, também decisivos.

O tricolor cresceu durante a competição, superando adversários fortes como o Cruzeiro e a boa equipe de São Francisco do Conde, com um time bem competitivo e objetivo, superando desfalques importantes como Ademilson e Lucas Piazon, que estavam no Mundial, com grandes atuações do lateral-direito Lucas Farias, que conquistara a Copa 2 de Julho de 2010, com a seleção brasileira, e do volante Allan, premiado como melhor jogador da competição. O time-base foi: Jairo, Lucas Farias, Phelipe, Carlos e Arthur; Allan, Nelson, Matheus Reis; Pedro Henrique, Romário e Paulo Marcelo.

Santos, o vice-campeão de Guido, Vitor Hugo e Victor Andrade
O Peixe atropelou todos os adversários que encontrou pelo caminho até a final, chegando com 100% de aproveitamento e com grandes goleadas, além de ter passado por Vitória, Figueirense e Bahia, até perder para o São Paulo. O baiano Guido foi eleito como melhor goleiro da Copa 2 de Julho pelo segundo ano consecutivo, pois já tinha sido premiado em 2010, quando foi campeão com a seleção brasileira. Ele tinha levado apenas dois gols em oito partidas, até levar os 3 da final contra o São Paulo.

O meio-campista Neilton também chamou a atenção durante a Copa, pela semelhança física com Neymar e pela habilidade. O atacante Vitor Hugo fez sete gols e foi o artilheiro alvinegro no torneio, mas o xará, Victor Andrade, mesmo sendo reserva também foi importante para a ótima campanha do Peixe, pois dava mais velocidade à equipe, puxando contra-ataques e fazendo gols. O time-base foi: Guido, Caíque, Venício, Dias e Dutra; Pedro Henrique Maratta, Lucas Otávio, Neilton e Kauê; Vitor Hugo e Bruno Lamas.

Bahia, semifinalista
O Bahia foi eliminado na semifinal, quando perdeu para o Santos, mas foi um dos destaques da competição, responsável pelas duas maiores goleadas (12 a 0 contra Mata de São João, e 15 a 0, contra a Fefa). O tricolor baiano fez a melhor campanha geral da primeira fase e balançou as redes 40 vezes, em oito jogos no torneio.

Jogadores como o meia Paulinho, o atacante Lourival, o lateral-direito Railan e o zagueiro Robson foram destaques do clube na campanha. O time-base foi formado por: Bruno, Railan, Robson, Jobson e Patric; Feijão, Anderson Talisca, Breno e Paulinho; Euller e Lourival.

A SELEÇÃO DO TORNEIO
GUIDO (Santos)
Foi escolhido pela organização da competição, pelo segundo ano consecutivo, como melhor goleiro da Copa. Também merecem citação: Leonardo (São Francisco do Conde) e Jairo (São Paulo)
LUCAS FARIAS (São Paulo)
O lateral foi campeão em 2010, jogando pela seleção. Em 2011, conquistou novamente o título. Dessa vez, assumindo o papel de um dos líderes, usando a camisa 10 e chamando a responsabilidade em muitos momentos. Merece citação: Railan (Bahia)
ROBSON (Bahia)
O Bahia chamou a atenção na Copa 2 de Julho pela força do ataque, mas a defesa também se comportou bem e o principal destaque foi Robson, que ainda fez um gol decisivo, no empate em 3 a 3 com o Chivas nas quartas, já nos acréscimos.
CARLOS (São Paulo)
Ele se impôs na competição principalmente pela força física. Ainda fez o gol que abriu o placar para o tricolor paulista na decisão contra o Santos.
ARTHUR (São Paulo)
Com velocidade, o lateral conseguia manter o nível da direita também do seu lado, dando opções pelos dois flancos durante a competição.
ALLAN (São Paulo)
O camisa 5 foi escolhido pela organização como melhor jogador do campeonato e fez por merecer. Nos seus pés acabavam os lances de perigo adversários e começavam os do time paulista.
Merece citação: Anderson Talisca (Bahia)
PAULINHO (Bahia)
Escolhido pela organização da Copa em 2010 como revelação, o meia voltou ainda mais experiente e com mais qualidade para conduzir o Bahia a uma grande campanha. Ele fez quatro gols e ainda criou inúmeras chances de gol durante o torneio.
EDUARDO LÓPEZ (Chivas)
Comparado com o argentino Conca por pessoas que acompanharam as partidas do Chivas, Eduardo Lopez foi um dos grandes responsáveis pela ótima campanha do time mexicano, a melhor de um estrangeiro, desde que a competição foi criada.
NEÍLTON (Santos)
O camisa 10 do Santos chama a atenção logo de cara por causa da semelhança física com Neymar. Quando a bola rolava, ele dava conta do recado e mostrava que também tem talento. Foi um dos destaques do time do Santos que venceu todos os jogos até a decisão.
Merecem citação: Marcelo Machado (Vitória), Matheus Reis (São Paulo)
PAULO MARCELO (São Paulo)
O atacante começou a Copa como reserva, mas mostrou o poder de fogo logo na estreia, quando saiu do banco para fazer os dois gols da virada. Depois fez mais 11 e terminou como artilheiro do torneio, com 13 gols.
LOURIVAL (Bahia)
Outro caso de jogador que ganhou a posição durante a competição e acabou como um dos principais destaques do time e da Copa. Ele mostrou um faro de gol incrível ao chegar aos 10 marcados.
Merecem citação: Victor Andrade (Santos), Kauhan (Avaí), Carioca (Cruzeiro) e Leonardo (Terra Nova)

Texto feito especialmente para o Olheiros.net

Nenhum comentário: