domingo, 31 de julho de 2011

Enfim, o dever de casa - Bahia 3x1 Figueirense

O Bahia já tinha feito apresentações melhores em Pituaçu neste campeonato, mas dessa vez, contra o Figueirense, as coisas deram certo e o tricolor, enfim, conseguiu vencer como mandante nesta volta à Série A, depois de quatro empates e uma derrota. Reinaldo, Ávine (ou Ricardinho) e Jones foram os autores dos gols baianos no triunfo por 3 a 1 sobre o time catarinense, que marcou com Wellington "Tanque". Com o resultado, o time subiu para a 13ª posição.

O meia Ricardinho foi a novidade na escalação. E foi colocado para jogar junto com Carlos Alberto, dividindo a responsabilidade pela armação das jogadas, da maneira que acreditava que ele iria render melhor em Pituaçu. E deu certo. O camisa 80 foi o grande nome do jogo. Chamou a responsabilidade, principalmente no segundo tempo, após a saída de Carlos Alberto e participou diretamente do segundo e do terceiro gol.

No segundo deu um ótimo lançamento para Ávine. O lateral raspou (ou não) a cabeça na bola de leve e tirou o goleiro Wilson. No terceiro, quando o Bahia já leava sufoco, após o gol de Wellington que diminuiu o placar para dois a um, foi o meia canhoto quem deixou Jones em ótima cndição no ataque. O camisa 68 foi para cima da marcação e, como Jóbson se posicionou mal, em impedimento, partiu sozinho até a área, marcando um golaço.

A história do jogo contada apenas pelo segundo tempo, dessa forma, tirando os instantes de tensão depois do gol do Figueirense, daria a impressão de que o Bahia foi muito superior. No primeiro tempo, no entanto, o alvinegro chegou a levar mais perigo ao gol de Lomba. Mas no final da primeira etapa, Ávine errou um chute, mas mandou a bola para Reinaldo, que dominou dentro da área e chutou, de esquerda, marcando o primeiro gol do jogo, o segundo do camisa 79 com a camisa tricolor. 

E o atacante, que carrega nas costas o número do ano da conquista do heptacampeonato estadual do Bahia, vem se revelando como um ótimo reforço, muito útil. E foi um dos destaques do time, que caiu de produção quando foi substituído, embora o substituto, Jones, tenha marcado um golaço. O zagueiro Titi tambémfez mais uma ótima partida, assim como o companheiro Paulo Miranda e o goleiro Marcelo Lomba. A partida serviu também para redimir Ávine, que tinha ido mal contra o Coritiba, e Marcone, contra o Vasco, que voltaram a atua bem.

Foi a primeira vez que o Bahia atuou com o novo padrão tricolor neste brasileiro e, pelo visto, deverá ser o escolhido para os jogos em Pituaçu. Vale lembrar que no primeiro semestre, o Esquadrão passava por uma crise e venceu um Ba-Vi por 2 a 0 com a camisa tricolor (em homenagem ao gol de Raudinei) e passou a utilizar o padrão tricolor como o principal durante uma boa sequência de triunfos, que animaram a torcida.

Bahia: Marcelo Lomba, Marcos (Fabinho), Paulo Miranda, Titi e Ávine; Fahel, Marcone, Ricardinho e Carlos Alberto (Gabriel); Jobson e Reinaldo (Jones). 
Figueirense: Wilson, Coutinho, João Paulo, Édson Silva e Juninho; Ygor, Túlio, Wilson Pittoni (Helder) e Elias; Júlio César (Héber) e Aloísio (Wellington "Tanque").

Nenhum comentário: