sexta-feira, 1 de julho de 2011

Copa 2 de Julho de futebol sub-17 reúne grandes clubes na Bahia a partir deste sábado (2/7)

Foto: Paulo Neves Ascom Sudesb
Neste sábado (2/7), a população baiana comemora a independência da Bahia e os amantes do esporte do Estado têm um outro motivo para festejar: o início da quinta edição da Copa 2 de Julho de futebol sub-17, uma das maiores competições da categoria no País. Serão 48 equipes em busca do troféu, que será decidido no dia 14/7. A abertura oficial acontecerá no estádio Gerino de Souza Filho, em Lauro de Freitas, às 15 horas, antes do início da rodada dupla, com as partidas entre a seleção local e The Villages, dos Estados Unidos (16h), e o vice-campeão de 2010, São Paulo, e o Galícia (18h).

A Copa 2 de Julho é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, com o apoio da Federação Baiana de Futebol e dos municípios participantes, e busca promover a inclusão social, através do esporte, com a geração de talento e do primeiro emprego para muitos garotos, além de proporcionar à população baiana a oportunidade de acompanhar partidas de alto nível técnico. A competição começou em 2007.

A competição contará com a presença das equipes de base de grandes clubes do País, incluindo sete representantes da Série A do futebol brasileiro: São Paulo, Santos, Cruzeiro, Bahia, Figueirense, Avaí e Ceará. Outras forças do futebol nordestino e nacional, como Vitória, Sport e ABC, também marcam presença na Copa.

Outra atração da competição é a participação de três equipes estrangeiras: o tradicional Chivas Guadalajara, do México, The Villages, dos Estados Unidos, e Destroyer´s, da Bolívia. A presença de clubes de fora do País amplia o intercâmbio proporcionado pela competição, que reúne ainda outros clubes baianos, além das seleções municipais.

As 48 equipes participantes irão buscar um título que apenas o Internacional, de Porto Alegre, em 2007 e 2008, e a Seleção Brasileira, em 2009 e 2010, conquistaram. Já participaram da competição jogadores como Wellington Silva, transferido para o Arsenal, da Inglaterra, João Pedro, do Palermo, da Itália, Roberto Firmino, hoje no Hoffenheim, da Alemanha, Juan, do Internacional, Saimon, do Grêmio, além de Zezinho, Dodô e Rafael Gladiador, do Bahia, e Romário, Léo e Mineiro, do Vitória.

As chaves - O Grupo B já reserva um grande confronto para a segunda rodada, no domingo (3/7), quando Vitória e Santos, que possuem duas das melhores bases do País, se enfrentam. Antes o Vitória estreia contra o Aracaju, enquanto o Peixe pega a seleção municipal de Camaçari. A chave ainda conta com a seleção de Dias D´Ávila e o Salvador.

O Bahia irá fazer uma prévia, na categoria sub-17, no domingo (3/7), do próximo confronto na Série A de profissionais, contra o Avaí. Antes, na primeira rodada, o tricolor baiano pega o JV Lideral, que venceu uma seletiva no Maranhão para participar da Copa, e o time catarinense enfrenta a seleção de Pojuca. A seleção de Mata de São João e a equipe da Fefa completam o Grupo C.

Vice-campeão em 2010, o São Paulo está no Grupo E, junto com The Villages, dos Estados Unidos, Galícia, ABB, Simões Filho e a seleção de Lauro de Freitas. Finalista da primeira edição da Copa, o Cruzeiro tenta repetir o feito agora e está no Grupo F, junto com ABC, Ypiranga, seleção de São Francisco do Conde, Irecê e Madre de Deus.

Já o Grupo A conta com o atual campeão baiano de profissionais, Bahia de Feira, além de outros três clubes da cidade, Fluminense, Feirense e Astro, além da seleção de Conceição da Feira e Figueirense. No D, o Chivas, do México, o Sport e o Corinthians, de Alagoas estão em um grupo equilibrado, junto com Cruzeiro, de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus e a seleção de Itaparica.

O Grupo H tem uma atração especial para o torcedor baiano que é a presença do ex-atacante Sérgio Alves, que defendeu o Bahia, em 2002, agora como treinador da equipe do Ceará. A chave ainda conta com Destroyer´s, da Bolívia, Jacuipense, Atlântico, seleção de Cachoeira e seleção de Terra Nova. E o Grupo G conta com Sendas, Portuguesa Santista, Catuense, Juazeiro, seleção de Esplanada e seleção de Araçás,

Jogos do dia 2 de Julho:
9h30 - Ceará x Jacuipense – Cachoeira – Grupo H
10h - Sport Recife x Santo Antônio de Jesus - Santo Antônio de Jesus – Grupo D
11h - Seleção de Cachoeira x Destroyer´s da Bolívia - Cachoeira – Grupo H
15h - Bahia x JV Lideral/MA - São Sebastião do Passe – Grupo C
15h - Bahia de Feira x Figueirense - Joia da Princesa em Feira de Santana – Grupo A
15h - Cruzeiro/MG x Madre de Deus - São Francisco do Conde – Grupo F
15h - Fluminense x Astro - Vila Olímpica em Feira de Santana – Grupo A
15h - Chivas Guadalajara do México x Seleção de Itaparica – Itaparica – Grupo D
15h - Ypiranga x ABC - Madre de Deus – Grupo F
15h - Seleção de Conceição da Feira x Feirense - Conceição da Feira – Grupo A
15h - Seleção de Pojuca x Avaí – Pojuca – Grupo C
15h - Seleção de Mata de São João x Fefa - Mata de São João – Grupo C
15h - Corinthians de Alagoas x Cruzeiro de Cruz das Almas - Cruz das Almas – Grupo D
15h - Simões Filho x ABB - Simões Filho – Grupo E
15h - Seleção de Esplanada x Portuguesa Santista – Esplanada – Grupo G
15h - Catuense x Juazeiro – Alagoinhas – Grupo G
15h - Seleção de Araçás x Sendas/RJ – Araçás – Grupo G
15h - Seleção de Terra Nova x Atlântico - Terra Nova – Grupo H
15h30 - Vitória x Aracaju - Dias D´Ávila – Grupo B
16h - Seleção de Camaçari x Santos – Camaçari – Grupo B
16h - Seleção de Lauro de Freitas x The Villages/EUA - Lauro de Freitas – Grupo E
16h30 - Seleção de São Francisco do Conde x Irecê – Grupo F
17h - Seleção de Dias D´Ávila x Salvador - Dias D´Ávila – Grupo B
18h- São Paulo x Galícia - Lauro de Freitas – Grupo E

LEANDRO SILVA No twitter @leandrosilva81   

Nenhum comentário: