domingo, 3 de julho de 2011

Vitória perde e Bahia vence pela segunda rodada da Copa 2 de Julho

Antes mesmo de a competição começar, o confronto entre Vitória e Santos já era aguardado como um dos principais da primeira fase da Copa 2 de Julho de futebol sub-17, por envolver dois clubes tradicionais e que dão uma atenção especial às suas divisões de base. A expectativa aumentou depois que os dois times mostraram força na primeira rodada, goleando seus adversários. E quando a bola rolou, no estádio municipal de Dias D’Ávila, o esperado aconteceu. O jogo foi muito equilibrado e foi para o intervalo sem gols. No segundo tempo, o Santos voltou melhor e abriu o placar, com Venício. 

No entanto, o jogo continuou disputado. O atacante Bruno, do Santos, foi expulso, quando iria ser substituído por Lucas Figueiredo, que teve que entrar no lugar de Vitor Hugo. No entanto, o Vitória nem teve tempo de aproveitar a superioridade numérica porque Romário recebeu o cartão vermelho logo em seguida. O Vitória pressionou, mas faltava objetividade. A melhor oportunidade foi desperdiçada por Ebert, que furou no momento da finalização na pequena área. 

O Santos se fechava e explorava os contra-ataques, sendo bem sucedido no finalzinho com Victor Andrade, que aproveitou cruzamento de Nelsinho e fechou o placar. Na empolgação, o garoto chegou a tirar a camisa e recebeu o cartão amarelo. “Queria agradecer muito à comissão técnica, pelo trabalho que eles fazem, e ao grupo que é maravilhoso. Sem eles, eu não teria feito o gol”, disse o atacante.

Antes do apito final, o rubro-negro ainda perdeu mais um jogador expulso, o camisa 10 Marcelo, que ganhou o prêmio de melhor jogador da Copa Metropolitana, competição conquistada pelo Vitória, que serviu para preparar as equipes baianas para a Copa 2 de Julho. O time do Santos contou com boa atuação do baiano Guido, cria do Vitória, que foi campeão e melhor goleiro da Copa 2 de Julho do ano passado, atuando pela seleção brasileira. “No ano passado, jogamos com uma equipe mais nova pela seleção (sub-16). Agora, eu venho com o Santos para disputar com a idade da categoria. E espero muito do Santos porque temos um grupo fantástico e guerreiro e espero vencer pelo segundo ano consecutivo”, disse o goleiro.

O Santos lidera o Grupo B, com seis pontos, empatado com a seleção de Dias D’Ávila que venceu a de Camaçari, por 1 a 0, na preliminar com um gol de Marquinhos, que estava no banco de reservas. No segundo tempo, ele chutou da entrada da área, o goleiro rebateu e, no rebote, ele encobriu o arqueiro. 

Bahia 100% - Em São Sebastião do Passé, o Bahia que faz parte do grupo C, também enfrentou o adversário mais forte na primeira fase: o Avaí, e venceu, por 1 a 0, com gol do meia Breno. Com o resultado, o tricolor baiano manteve os 100% de aproveitamento e a liderança da chave, depois de ter goleado o JV Lideral, do Maranhão, por 5 a 0, na primeira rodada. O Bahia jogou com: Bruno Ventura, Railan, Robson, Fernandes e Patrick; Feijão, Talisca, Breno (Wisner) e Paulinho; Euller (Gustavo) e Bosco (Lourival).

Chivas Guadalajara, do México, e Sport também estão com 100% de aproveitamento, dividindo a liderança do Grupo D. No Grupo E, depois de duas rodadas, a seleção de Lauro de Freitas divide a liderança com os mesmos seis pontos do São Paulo. No Grupo F, o Cruzeiro é o único que venceu os dois compromissos. Já no G, duas seleções municipais dividem a ponta, com seis pontos: Araçás e Esplanada. 

O apetite dos artilheiros não foi tão grande neste domingo (3/7) quanto no dia anterior, que teve uma média de 3,54 gols por jogo, mas as redes ainda balançaram muito. Foram 73 gols marcados e uma média de pouco mais de três gols por partida.

A competição, que é uma das maiores da categoria no País, é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, com o apoio da Federação Baiana de Futebol e dos municípios participantes e busca promover a inclusão social, através do esporte, com a geração de talento e do primeiro emprego para muitos garotos, além de proporcionar à população baiana a oportunidade de acompanhar partidas de alto nível técnico. 
 
Vitória: 1 Junior, 2 Ivanei (17 Rafael), 3 Marcus Vinicius, 4 Bruno e 6 Wberlan; 5 José Wilson, 8 Ebert, 10 Marcelo, 11 Romário; 7 Vitor (15 Alex) e 9 Felipe (18 Michael).
Santos: 1 Guido, 3 João Silva (6 Gustavo Eugênio)(16 Victor Andrade),  2 Venício, 4 Caíque,  e 13 Gustavo Cabral; 5 Pedro Henrique;  11 Kauê, 8 Lucas Otávio, 10 Neilton (15 Nelsinho); 7 Vitor Hugo (17 Lucas Figueiredo) e 9 Bruno Pavone
Gols: Venício e Victor Andrade

Resultados da segunda rodada
Feirense 0x2 Figueirense – Grupo A
Bahia de Feira 1x1 Astro – Grupo A
Conceição da Feira 1x1 Fluminense de Feira – Grupo A
Vitória 0x2 Santos – Grupo B
Dias D’Ávila 1x0 Camaçari – Grupo B
Salvador 1x0 Aracaju – Grupo B
Bahia 1x0 Avaí – Grupo C
Mata de São João 0x5 JV Lideral – Grupo C
Pojuca 2x0 Fefa – Grupo C
Chivas 2x1 Corinthians de Alagoas – Grupo D
Cruzeiro de Cruz das Almas 0x1 Sport – Grupo D
Santo Antônio de Jesus 3x2 Itaparica – Grupo D
Simões Filho 0x5 São Paulo – Grupo E
ABB 5x2 The Villages/EUA – Grupo E
Lauro de Freitas 1x0 Galícia – Grupo E
Cruzeiro 2x1 ABC – Grupo F
Ypiranga 1x1 Irecê – Grupo F
Madre de Deus 1x1 São Francisco do Conde – Grupo F
Esplanada 2x1 Juazeiro – Grupo G
Portuguesa Santista 0x2 Sendas/RJ – Grupo G
Araçás 2x1 Catuense – Grupo G
Terra Nova 3x4 Ceará – Grupo H
Destroyers 3x3 Jacuipense – Grupo H
Cachoeira 2x3 Atlântico – Grupo H 

Texto de Leandro Silva e Marcus Carneiro 

Nenhum comentário: