quarta-feira, 6 de julho de 2011

Chivas vence e já é o melhor time estrangeiro em uma edição da Copa 2 de Julho

Foto Paulo Neves Ascom Sudesb

Vice-campeão da Libertadores da América de profissionais no ano passado, o Chivas Guadalajara, do México, vem mostrando que é forte também nas suas divisões de base e garantiu vaga, nesta quarta-feira (6/7), nas oitavas-de-final da Copa 2 de Julho de futebol sub-17, depois de vencer o Sport Recife, por 1 a 0, em Santo Antônio de Jesus e manter os 100% de aproveitamento em quatro rodadas. 

Com o resultado e a classificação, o Chivas Guadalajara já pode se orgulhar de ser o detentor da melhor campanha de uma equipe estrangeira em uma edição da Copa 2 de Julho. O clube se igualou em pontos ao América, também do México, que foi eliminado nas oitavas-de-final da Copa de 2008, com 12 pontos, mas que venceu apenas três vezes e já perde para o Chivas neste critério de desempate. O San Juaquin, da Colômbia,também chegou às oitavas-de-final no ano passado, mas foi eliminado com apenas 9 pontos.

O jogo entre Chivas e Sport valia a liderança do Grupo D, já que as duas equipes tinham vencido todos os três compromissos anteriores e estavam empatados até no saldo de gols. O equilíbrio permaneceu durante a partida, que foi decidida nos detalhes, com o gol do time mexicano sendo marcado aos 33 minutos já da segunda etapa, em uma falha do goleiro da equipe pernambucana. Júnior foi repor a bola e jogou nos pés do grande destaque do jogo, Eduardo Lopez, que passou a bola para Jonathan Limon, que havia saído do banco de reservas, para abrir o placar. Mesmo com a derrota, o time pernambucano se classificou para a segunda fase depois do empate entre Santo Antônio de Jesus e Cruzeiro de Cruz das Almas.

“O jogo foi muito disputado e o Sport tem uma equipe muito bem treinada. O jogo foi limpo e bonito. Estou muito feliz de participar de uma copa tão atrativa. É uma grande experiência para os garotos e até para mim, que atuei durante oito anos (entre 1992 e 2001) na seleção mexicana”, disse o treinador do Chivas, Alberto Coyote, que foi um dos maiores jogadores da história do clube e que disputou, inclusive, a Copa América de 1995 pela seleção do seu país.

“O jogo foi difícil, mas muito equilibrado. Tivemos a infelicidade de uma reposição de bola ruim do goleiro, mas isso acontece no futebol. Somos privilegiados por participar de uma Copa com um nível tão bom. Tem sido um intercâmbio muito grande para toda a equipe”, disse Roberto Coração de Leão, treinador da equipe do Sport. 

A competição, que é uma das maiores da categoria no País, é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, com o apoio da Federação Baiana de Futebol e dos municípios participantes e busca promover a inclusão social, através do esporte, com a geração de talento e do primeiro emprego para muitos garotos, além de proporcionar à população baiana a oportunidade de acompanhar partidas de alto nível técnico.  

Chivas Guadalajara 1x0 Sport
Chivas: 80 Diego Parra, 106 Carlos Vilanueva, 223 Julio Ocaranza (89 Jorge Parra), 85 Francisco Valeriano e 112 Mario Orozco; 83 Edson Villalon, 92 Willian Guzman, 122 Ruben Gonzales e 147 Sergio Rubio (95 Jonathan Limon); 91 Eduardo Lopez e 113 Angel Zaldiva (98 Carlos Noria)
Sport: 1 Junior, 13 João Lucas (Ibson), 3 Eduardo, 4 Hyago e 6 Lucas Alvez (10 Victor Hugo);5 Ronaldo, 8 Mateus (16 Raul), 7 Ray e 11 Claudivan; 9 Makson e 19 Dayermerson (17 João Paulo)

Texto de Leandro Silva e Márcia Simas

Nenhum comentário: